Com apenas um ponto somado nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Grêmio entra em campo contra o Fluminense na Arena, às 19h deste domingo, em busca da primeira vitória na competição.
Os preparativos para o duelo foram encerrados na manhã passada com portões fechados, no centro de treinamentos Presidente Luiz Carvalho, durante a maior parte do tempo.
Quando a atividade foi liberada à imprensa, os atletas participavam do tradicional “rachão recretativo” disputado nas vésperas de jogos do Tricolor gaúcho, sem a presença do zagueiro Pedro Geromel, que se limitou a correr em volta do gramado.
O técnico Renato Portaluppi não confirma, mas deve optar por uma escalação mista, já que na quarta-feira receberá o Universidad Católica (Chile), em confronto decisivo: o Grêmio precisa de uma vitória para avançar às oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.
Mudança estatutária
Ao longo deste sábado, os associados do Grêmio participaram de uma assembleia-geral que aprovou quatro alterações estatutárias propostas pelo Conselho Deliberativo. O processo foi realizado com cinco urnas eletrônicas e quatro computadores no saguão da Arena.
Ao todo, foram 4.230 votos (585 presenciais e 3.645 on-line), um recorde interno de participação nesse tipo de processo. Receberam sinal-verde as seguintes medidas, que passam a vigorar imediatamente:
– Inserção de uma nova regra no artigo 124, em decorrência da interpretação do artigo 82 do estatuto, assegurando ao atual Conselho de Administração (gestão 2017-2019) o direito de concorrer a uma reeleição, para mandato de três anos. A proposta recebeu 97,99% dos votos;
– Alteração do artigo 72, para convocação de reuniões extraordinárias do Conselho Deliberativo em casos excepcionais e com caráter de urgência para o limite mínimo de 24 horas. Nesse quesito, o “sim” contou com 98,3%;
– Mudança no artigo 73, a fim de que sejam adotados meios eletrônicos para convocação dos conselheiros às reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Deliberativo, dispensando a publicação de editais em jornais. Índice de aprovação: 98,06%;
– Modificação do artigo 83, para que a assinatura e o endosso dos títulos e documentos previstos nessa parte do estatuto possam ser realizados pelo presidente do Grêmio, em conjunto com o gerente da áreas administrativa e financeira ou com gerente a ser designado pelo Conselho de Administração. O “ok” foi de 97,8%.
Nota de pesar
No início da tarde, o site oficial do Grêmio publicou uma nota de pesar pelo falecimento, de manhã, do conselheiro José Aloísio Kirch, e presidente do Grêmio Maior. O velório acontece no saguão do Conselho Deliberativo até às 8h30min deste domingo. Já o sepultamento está marcado para as 10h no Cemitério Cristo Rei, em São Leopoldo.
(Marcello Campos)
