A chuva que caiu durante o sábado (13) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, não espantou os mais de 5 mil pacientes das 28 UBS’S (Unidades Básicas de Saúde) e dos HU (hospitais Universitários) e Nossa Senhora das Graças – os locais, juntos, sediaram um dia de mutirão da saúde no município.
Somente nas UBS’S, 55 médicos trabalharam para ajudar a reduzir a fila de 153 mil atendimentos que se acumula desde 2012. Durante o dia, 5.900 canoenses foram atendidos em consultas médicas, odontológicas, exames, testes rápidos e cirurgias. Com os mutirões já realizados neste ano pela nova gestão, a demanda reprimida já despencou mais 40%.
A meta da secretaria da Saúde – que era atender 4.400 pessoas – foi superada pela grande demanda espontânea que tomou conta dos locais de atendimento. “Colocamos uma equipe para monitorar as possíveis abstenções e desistências e fomos chamando mais usuários. Além disso, tivemos uma demanda espontânea significativa”, explica a secretária da Saúde, Rosa Groenwald. No HU, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, visitou todas as alas de atendimento do mutirão.
