Ícone do site Jornal O Sul

Em depoimento à CPI do BNDES, Eike Batista diz que banco teve “zero de prejuízo” com suas empresas

Eike Batista (Foto: Aline Massuca/Valor)

Em depoimento à CPI do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na Câmara dos Deputados, o empresário Eike Batista disse na terça-feira que o banco de fomento teve “zero de prejuízo” com os empréstimos feitos a empresas do grupo que era comandado por ele.
Ouvido na condição de testemunha, Eike foi convocado para falar sobre a situação dos 10 bilhões de reais em financiamentos obtidos pelo Grupo EBX, que faliu em 2013. Ele já foi o homem mais rico do Brasil em 2011, segundo a revista Forbes, com uma fortuna estimada em 30 bilhões de dólares.
“O BNDES está 100% assegurado, teve zero de prejuízo. Não sei porque repetem constantemente os  10 bilhões de reais se [o prejuízo] é zero, zero”, ressaltou o empresário aos parlamentares.
Desde agosto, a CPI investiga contratos do BNDES. Segundo Eike, os empréstimos para o grupo dele não somaram  10 bilhões de reais, como divulgado. A fala dele coincide com a do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Em abril, ele disse, em audiência pública no Senado, que o banco não teve “nenhum centavo” de perda em suas operações de crédito com o Grupo X. O empresário também destacou à CPI que os recursos do BNDES representaram uma parcela menor dos seus investimentos. “Os empréstimos do BNDES, obviamente, foram importantes, mas todos garantidos por bancos privados e meus avais pessoais.”

Sair da versão mobile