No momento em que o País enfrenta o pior cenário da pandemia da Covid-19, com mais de 2 mil mortos por dia, chegou a 18 o número de Estados que adotaram o toque de recolher noturno como medida para tentar conter o avanço da doença.
O levantamento, feito pelo Fórum Nacional dos Governadores, foi atualizado nesta quinta-feira (18). Até o fim de semana, eram 15 Estados com a proibição de circulação de pessoas durante a noite.
O documento intitulado ‘Quadro de medidas de prevenção e combate à Covid-19 adotadas pelos governos estaduais e distrital’ reúne informações das 27 unidades da federação, elencando, por exemplo, as restrições impostas pelos governadores e respectivos períodos de vigência.
Segundo os dados reunidos pelo Fórum dos Governadores, o horário da proibição de circulação de pessoas em espaços públicos não é o mesmo em todos os Estados, mas começa entre 20h e 22h e termina entre 5h e 6h.
O levantamento foi produzido depois de governadores debaterem, no último dia 7, a adoção de um “pacto nacional” com medidas restritivas e preventivas para ajudar a frear a covid-19 pelo País.
Embora o plano conjunto ainda não tenha saído do papel, as informações reunidas pelo Fórum dos Governadores mostram que as 27 unidades da federação estão adotando ações mais duras para tentar conter o colapso no SUS (Sistema Único de Saúde) e a escalada de mortes por conta da covid-19.
Covid no Brasil
O Brasil registrou 2.659 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta quinta-feira (18) 287.795 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.096, novo recorde no índice. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +47%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
É o que mostra novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quinta.
Já são 57 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil, e pelo décimo primeiro dia a marca aparece acima de 1,5 mil. Foram 20 recordes seguidos nesse índice, registrados de 27 de fevereiro até aqui.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 11.787.600 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 87.169 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 71.904 novos diagnósticos por dia – também a maior marca registrada até aqui. Isso representa uma variação de +22% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta também nos diagnósticos.
Vinte Estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.