Ícone do site Jornal O Sul

Em Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana realiza oficinas gratuitas de arte para a gurizada

Voltados para a faixa de 4 a 13 anos, os encontros serão realizados ao longo de três domingos. (Foto: Andressa Moreira/Palácio Piratini)

Voltada ao público de 4 a 13 anos, uma programação gratuita de oficinas semanais de experimentação artística começa neste domingo (14) pelo Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade é realizada das 15h às 17h e as demais edições estão marcadas para os dias 21 e 28.

Não há necessidade de inscrição: o ingresso é por ordem de chegada, mas com vagas limitadas. A iniciativa – intitulada “CDE Aberto” – inclui a produção de trabalhos artísticos, sob uma abordagem lúdica, em ambiente alegre e descontraído, com diversos materiais à disposição para a gurizada e seus familiares.

Nas oficinas, arte-educadores estimulam a criação e a reflexão por meio da interação e do diálogo, partindo assim dos interesses dos participantes para realizar propostas e tornar a experiência artística mais profunda e viva. Ficam disponíveis na mesa do ateliê materiais como papéis, giz, lápis de cor, canetas hidrocor, tintas, pincéis, tesouras, colas, linhas, tecidos, papelão e embalagens.

Dentre as técnicas abordadas estão desenho, pintura, colagem e produção de objetos tridimensionais com papelão. O objetivo é oportunizar a livre expressão, criatividade e imaginação por meio das artes plásticas.

Conforme a instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS), o projeto atende a uma demanda do público que frequenta a CCMQ aos finais de semana. O projeto deste e dos próximos dois domingos é ministrado por Ceila Oliveira e Vladimir Cavalheiro, servidores de carreira do órgão.

Ocupação de espaços

A Sedac, o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e o Instituto Estadual de Música (IEM), com apoio da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ) e Discoteca Pública Natho Henn, divulgou as propostas selecionadas para ocupação dos Teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho e do Auditório Luís Cosme. Os três espaços funcionam no prédio da CCMQ.

Foram 50 habilitados e 22 propostas, distribuídas em 12 da área de artes cênicas e dez de música. Nos próximos dias, os responsáveis pelas propostas serão comunicados (por e-mail) sobre o procedimento para confirmação das reservas.

As informações a respeito constam no documento da classificação final. Os classificados e suplentes devem estar atentos à caixa de entrada de seus e-mails, pois, na ausência de resposta, será dada sequência à convocação dos suplentes por ordem classificatória. Saiba mais em ccmq.com.br.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile