Ícone do site Jornal O Sul

Os idosos de Porto Alegre começam a ser vacinados contra a gripe nesta quarta. O procedimento será feito apenas em farmácias

Convênio prevê quase 80 locais para aplicação da dose na Capital. (Foto: Robson da Silveira/PMPA)

Por meio de uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e três redes de farmácias particulares, a vacinação dos idosos contra a gripe começará nesta quarta-feira (25). As doses serão aplicadas apenas em 76 farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João, a fim de evitar aglomerações nos postos de saúde, um dos principais fatores de risco para o contágio por coronavírus. Os endereços serão divulgados na internet.

Outro motivo para a escolha de empresas do segmento para a imunização é permitir que as unidades do sistema municipal de saúde da capital gaúcha se dediquem apenas ao tratamento de pacientes que necessitem de atendimento em situações de síndrome respiratória ou mesmo de infecão pelo Covid-19.

A campanha de vacinação contra o vírus influenza começa, na verdade, pelos profissionais da saúde, a partir desta segunda-feira (23) – mesma data de início da mobilização nacional. Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a priorização dos dois segmentos populacionais nesta primeira etapa leva em conta a redução de riscos:

“Reunimos esforços e buscamos a parceria da iniciativa privada para ofertar locais de vacinação que ofereçam menos risco aos idosos, dando mais segurança para pessoas do grupo de risco na busca da imunização contra a gripe. A medida tem o objetivo de reduzir filas nas unidades de saúde da rede pública e com isso evitar o risco de exposição ao coronavírus”.

As doses começaram a ser distribuídas aos estabelecimentos na última sexta-feira e a Secretaria Municipal de Saúde esclarece à população que não há necessidade de corrida às farmácias. Ressalta, ainda, que a imunização contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas diminui o risco de infecção e complicações respiratórias, que muitas vezes podem se confundir com sintomas do Covid-19.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários. O medicamento utilizado nesta campanha tem por objetivo imunizar contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B (linhagem B/Victoria).

Campanha

Outras duas fases estão previstas, respectivamente com início em 16 de abril e 9 de maio, para diferentes grupos prioritários – todos eles contarão com o serviço até o dia 22 de maio, para todos os grupos. Neste ano estão ampliados os segmentos-alvo, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e de pessoas com deficiência.

A próxima etapa está marcada para 16 de abril, dirigida a indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados:

– Adultos entre 55 e 59 anos;

– Crianças de 6 meses a 6 anos;

– Gestantes;

– Puérperas (mães de recém-nascidos);

– Índios;

– Adolescentes e jovens até 21 anos cumprindo medida socioeducativa;

– Apenados e funcionários do sistema prisional;

– Pessoas com deficiência.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile