Ícone do site Jornal O Sul

Em recado ao vice-presidente da República, Lula diz que não há poder legítimo se não for pelo voto

Lula sugere que ex-ministros recém saídos do governo Dilma passem a integrar o comando do partido (Foto: EBC)

Em vídeo divulgado nas redes sociais na tarde dessa quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “não há poder legítimo se a fonte não for o voto popular”. A mensagem foi um aparente recado ao vice-presidente Michel Temer, que assumirá a Presidência da República caso a presidenta Dilma Rousseff seja afastada por impeachment.

“O Brasil sabe que não existe solução fora da democracia e que não se conserta um país andando para trás, porque não há um poder legítimo se a fonte não for o voto popular”, disse o petista.

Ele reiterou, ainda, a tese de que Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e voltou a dizer que o Brasil está hoje dividido entre os que “querem atropelar a democracia, aprovando um impeachment sem base legal, e aqueles que acreditam na democracia e a defende de corpo e alma”.

Lula, que no sábado participará de um ato em defesa da democracia em Fortaleza (CE), exaltou as manifestações contra o impeachment dessa quinta-feira em todo o País.

“Eu gostaria de saudar esse movimento extraordinário, que cresce a cada dia e está tomando conta do nosso Brasil. Este é um movimento que vai além do governo e dos partidos, unindo pessoas das mais variadas opiniões e, principalmente, que não se intimida diante do ódio e da intolerância. É um movimento de paz, de amor ao País e de fé na democracia e no diálogo”, ressaltou o ex-presidente. (Folhapress)

Sair da versão mobile