Ícone do site Jornal O Sul

Em São Paulo, governador Eduardo Leite faz resumo da trajetória de modernização do Rio Grande do Sul

"Nos Estados, estamos procurando fazer, com concessões e privatizações, a modernização das nossas economias", disse Leite. (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

Em São Paulo na noite desta quinta-feira (21), o governador Eduardo Leite foi um dos chefes de Executivo a participar de um talk show do Infra Brazil GRI 2021. O tema da apresentação dos governadores foi a agenda de desestatizações e concessões em curso nos Estados. Além do governador gaúcho, participaram os governadores Claudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES) e João Doria (SP).

“Estamos vendo um derretimento da economia, do real em frente ao dólar, da irresponsabilidade fiscal que se apresenta por parte do governo federal. Mas, paralelamente a isso, nós, nos Estados, estamos procurando fazer, por meio de concessões e de privatizações, a modernização das nossas economias, viabilizando investimentos privados, principalmente na área de infraestrutura”, afirmou Leite.

O governador fez um resumo da trajetória de modernização do Estado até aqui. “O RS tem um dos portfólios que é um dos maiores do país nessa frente. Já privatizamos nossas companhias de energia, tanto a distribuidora como a transmissora, teremos nesta sexta-feira (22) a privatização da companhia de gás, e estamos com perspectiva de lançar o edital para a companhia geradora de energia até o final do ano.

Além disso, estamos em processo de privatização da nossa companhia de saneamento, além de editais para concessão de mais de mil quilômetros de rodovias do RS, o que vai gerar bilhões de investimentos em infraestrutura, e consequentemente em curto prazo, muitos empregos e, também, em longo prazo, como efeitos indiretos, mais emprego e renda”, destacou.

Sair da versão mobile