José Paulo da Rosa, diretor-superintendente do SENAC-RS, vibra com o sucesso da Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul que se estende até amanhã na sede da instituição, no Centro de Porto Alegre. “A gastronomia ocupa um espaço relevante na economia e um evento como este fortalece o segmento”, aponta ele. A terceira edição do evento chega fortalecida, cada vez com um número de público mais expressivo. São esperadas nestes dois dias de realização do evento cerca de 1 mil pessoas, distribuídas em áreas de interesse que passam por palestra, oficinas e jantares preparados por chefs de renome do cenário gastronômico local e nacional.
“O segmento já é consolidado e a alta gastronomia vem se destacando nos meios de comunicação. A vinda de chefs conhecidos e reconhecidos motiva os demais a investirem e isso alavanca o surgimento de novas empresas, novos negócios.” Ele defende a importância da cadeia de alimentação, “porque movimenta a agricultura, bem como o fomento de produtos locais. Uma cadeia muito importante para o desenvolvimento da economia”.
Rosa reitera a relevância da gastronomia no turismo e áreas afins, devendo ganhar por isso mesmo maior ênfase pelo poder público. Nesta terceira edição do Mesa ao Vivo, o SENAC também ampliou seu número de parceiros, um deles é o SEBRAE, que está incentivando, divulgando e apoiando empresários bem-sucedidos em outro setor que agrega valor à gastronomia, o das cervejas artesanais.
O Mesa ao Vivo conta com a parceria também da Revista Prazeres da Mesa, que veiculará em breve uma edição especial sobre esta edição. O evento representa um investimento na ordem de 500 mil reais, com apoio financeiro do próprio SENAC, patrocinadores e participantes que pagam ingresso para estar presente nas ações que contemplam a programação geral do Mesa ao Vivo.
Estão confirmados chefs de renome nacional, como Claude Toigrois (Olympe -RJ), Helena Rizzo (Maní – SP), Geovane Carneiro (D.O.M – SP), Vitor Sobral (Tasca da Esquina e Padaria da Esquina – SP) e o gaúcho Marcos Livi (SP).
Do cenário local, Carlos Kristensen (Hashi), Floriano Spiess (Cozinha de Autor), Rodrigo Bellora (Valle Rústico), Marcelo Schambeck (Del Barbieri), Mamadou Sène (Senac Porto Alegre), André Reolon (chef consultor), Andrea Schein (Dea Macarrons), Bruno Ivanoff (Senac Porto Alegre), Daniel Castelli (Moña – Vivências Gastronômicas e Slow Food Serra Gaúcha), Eduardo Natalício (Boteco Natalício), Juliana Noal (Senac Porto Alegre), Leonardo Magni (Mandarnier), Ricardo Dornelles (Senac Porto Alegre) e Fabiano Soares (Pãozeiro).
