Por meio de uma parceria com a Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), nos últimos dias a prefeitura de Porto Alegre entregou 50 cestas básicas para entidades que atuam na defesa da comunidade artística. O objetivo é reduzir os impactos da pandemia de coronavírus sobre o segmento cultural, atingido em cheio pela interrupção de atividades, eventos e espaços culturais.
Na tentativa de minimizar a situação, a SMC (Secretaria Municipal da Saúde) atendeu a pedidos de entidades que fazem o acompanhamento e cadastro de profissionais que se encontram em situação vulnerável. Isso inclui músicos, atores, bailarinos e técnicos, muitos dos quais não contam com outra fonte de renda.
O titular da pasta, Luciano Alabarse, reitera a importância do compromisso de apoiar os artistas em um momento de tantas incertezas? Desde o início da situação de emergência, a equipe da Secretaria está permanentemente reunida, antes presencialmente e agora com reuniões virtuais diárias. A ideia é elaborar ações e analisar projetos capazes de gerar auxílio financeiro ao setor”.
A Assmurs (Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul) é uma das entidades que recebeu doações e está repassando a afiliados. “Apelamos aos órgãos governamentais e à sociedade em geral para que nos auxilie, pois a categoria está passando por muitas dificuldades”, ressalta o presidente Rodrigo Lentino Machado.
Entidades
Qualquer pessoa ou empresa pode ajudar. Interessados devem procurar as seguintes entidades:
– Assmurs (Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul). Telefone (51) 3178.4316 e e-mail assmurs@gmail.com;
– Aeergs (Associação Estadual dos Escultores do Rio Grande do Sul). E-mail: contato@aeergs.com.br;
– Associação Chico Lisboa. Telefone (51) 3224-6678 e e-mail chicolisboa@chicolisboa.com.br;
– Casa dos Artistas. E-mail casadoartistars@gmail.com;
– Sated-RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio Grande do Sul). Telefone (51) 3226-1921 e e-mail satedrs@satedrs.org.br;
Aptc-RS (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul). E-mail: aptcrs@gmail.com.
(Marcello Campos)
