Ícone do site Jornal O Sul

Em tempos de crise, Hana Khalil conta como reaproveita restos de alimentos e até lixo

Vegana, ex-participante da décima nona edição do "Big Brother Brasil" levanta a bandeira do ativismo ambiental. (Foto: Divulgação)

Com 25 anos de idade, Hana Khalil é vegana desde os 19, quando começou a pesquisar sobre veganismo e assistiu documentários a respeito do estilo de vida, que se abstém do uso de alimentos e produtos de origem animal.

A jovem levantou a bandeira dentro do Big Brother Brasil ao participar da décima nona edição do reality show da TV Globo. Atualmente, ela usa suas redes sociais para falar de ativismo socioambiental e feminismo. A ex-BBB deu dicas de sustentabilidade e contou como tem reaproveitado restos de alimentos e até lixo na sua casa.

“Desde o meu primeiro contato com o veganismo, já fiquei encantada. Foi quando comecei a me interessar por sustentabilidade e fui pesquisar sobre políticas ambientais e vi que esse assunto vai muito além da alimentação. As indústrias podem colaborar muito na preservação do meio ambiente, até na escolha dos materiais das embalagens de seus produtos, sendo biodegradáveis e recicláveis. Nós também temos que saber tomar mais cuidado com o que despejamos no lixo”, declara.

Morando em um apartamento de frente para Praia da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, Hana já tem como projeto criar uma pequena horta e estuda fazer o processo de compostagem, técnica para estimular a decomposição de materiais orgânicos, transformando os insumos que iriam para o lixo em rico adubo para vegetais.

“Estudei muito sobre o assunto e quero filmar todo processo da minha composteira para as pessoas aprenderem a fazer. Todo lixo orgânico, como casca de banana e ovo, café, que a gente gerava lixo, pode ser reaproveitado no meio ambiente. Podemos usar os insumos como adubo natural para horta e plantas em casa”, indica.

Outra dica que a influenciadora digital dá é o reaproveitamento de alimentos na culinária. “A gente tem que falar em sustentabilidade que chega para todo mundo. Não adianta eu dar conselhos e dicas totalmente inacessíveis, que a grande massa não consiga adquirir. Tem muitas coisas que a gente pode fazer com os restos de comida para ter desperdício zero”, aconselha Hana, que indica até um perfil de receitas veganas no Instagram.

Sair da versão mobile