O prefeito Nelson Marchezan Júnior postou nas redes sociais na noite de sexta-feira (28) um vídeo falando sobre as paralisações ocorridas em Porto Alegre. Ressaltando que a população foi a grande prejudicada com a greve, ele afirmou que o prejuízo das empresas de ônibus chega a R$ 2 milhões. Na Carris, o rombo provocado pelos grevistas, que impediram os veículos de sair da garagem, chega a R$ 500 mil.
No comércio da Capital, de acordo com pesquisa do Sindilojas, 75% das lojas registraram queda no movimento de clientes, reduzindo em 69% do faturamento do dia. Em média, de acordo com a pesquisa, 62,5% das lojas registraram falta de funcionários devido às paralisações.
“Esses são só alguns dos resultados nefastos da baderna destas organizações que, infelizmente, se dizem sindicatos, mas que cuidam só de interesses individuais e privados. A bagunça prejudicou o comércio, os trabalhadores de verdade, a vida do cidadão, e impediu que os servidores da prefeitura viessem trabalhar”, disse.
Marchezan se dirigiu em especial aos servidores municipais, agradecendo aos que vieram trabalhar “tendo noção de sua responsabilidade, de sua vocação de sua vontade de melhorar a nossa cidade. Faço questão de registrar aqui o apoio do Sindtáxi, do Cabify e da 99 Táxis que transportaram nossos colegas e contribuíram para que a gente pudesse manter pelo menos uma parte dos serviços funcionando.
O descumprimento por parte dos sindicatos das decisões da Justiça, que determinou um número mínimo de ônibus em horários de pico, foi lembrado durante o vídeo. “Foi um atentado contra os usuários, e quem vai arcar com os prejuízos será o passageiro”.
O prefeito ainda agradeceu à Guarda Municipal e aos servidores da secretaria municipal da Segurança. “Registro a minha admiração pela lealdade com os cidadãos de Porto Alegre que eles demonstraram, que todos os servidores da segurança demonstraram. Através deles homenageio a todos os servidores que cumpriram seu papel e colocaram seus tijolinhos para construir uma cidade melhor. Vamos superar esse dia, assim como já superamos tantos momentos difíceis”.
