Ícone do site Jornal O Sul

Emissões de guia do FGTS e INSS das domésticas chegam a quase 1 milhão

Receita federal ampliou prazo para pagar o documento. Foto: Reprodução

Após estender o prazo para pagamento da guia unificada do Simples Doméstico (que reúne tributos como FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], contribuição previdenciária e seguro das domésticas), o volume de emissões de DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) ultrapassou a barreira de 1 milhão nessa sexta-feira, segundo dados da Receita Federal.

O prazo para o pagamento da guia, referente a outubro, se encerraria nessa sexta-feira, mas o governo precisou esticar o prazo de recolhimento dos encargos até o dia 30 deste mês devido a instabilidade do eSocial, sistema de cadastro e emissão do boleto dos tributos.

A decisão de estender o limite foi tomada na quarta-feira, quando as diversas mensagens de erro impediram a maioria dos usuários de emitir a guia. Até aquele momento, apenas 265,5 mil DAEs haviam sido lançadas. O acesso ao documento foi liberado no domingo.

A Receita alertou que os boletos emitidos com vencimento no dia 6 deveriam ser pagos nessa sexta-feira. Mas caso o contribuinte opte pelo prazo maior, deverá lançar uma nova guia com o vencimento no dia 30. Além disso, o Fisco informou, em nota, que os bancos deverão orientar os clientes em quais canais de atendimento será possível realizar a quitação do documento. (Folhapress)

Sair da versão mobile