Ícone do site Jornal O Sul

Empresa aérea indiana proíbe 125 funcionários de voar por estarem acima do peso

A empresa disse ter alertado 600 tripulantes a "entrarem em forma" no ano passado (Foto: AP)

A Air India, estatal aérea da Índia, proibirá que 125 tripulantes acima do peso voem, citando uma recomendação da autoridade de aviação civil do país. Um representante da companhia informou que a decisão foi tomada com base no documento emitido pela autoridade em 2014. A empresa disse ter alertado 600 tripulantes a “entrarem em forma” no ano passado, mas que 125 não atingiram o peso requisitado.

Autoridades de aviação confirmaram a recomendação, mas acrescentaram que ela era parte de um documento interno e que não comentariam publicamente sobre o assunto. Segundo eles, a sugestão havia sido feita diante de temores de que tripulantes fora de forma não conseguiriam atuar de maneira eficiente em situações de emergência.

Normas internacionais indicam que o IMC (Índice de Massa Corporal) deve estar entre 18-25 para tripulantes homens e entre 18-22 para mulheres. Essa não é a primeira vez que a Air India impediu funcionários de trabalharem devido a questões de peso. Em 2009, a empresa demitiu nove mulheres alegando questões de segurança, dizendo que a forma delas poderia “prejudicar a agilidade”. Em 2004, a companhia se envolveu em outra polêmica, ao dizer que potenciais tripulantes e agentes não deveriam ter cicatrizes, acne ou qualquer marca no rosto. (Folhapress) 

Sair da versão mobile