No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria do Parlamento gaúcho, à empresária Maria Anselmi. A proposição foi apresentada pela deputada estadual Delegada Nadine.
Em solenidade nesta quarta-feira (19), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, a homenagem reconheceu a trajetória de dedicação, liderança e contribuição de Maria Anselmi, para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Deputada Delegada Nadine: “Transformou vocação em propósito”
“Não poderia haver data mais simbólica do que o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino para celebrarmos a trajetória dessa mulher que transformou uma vocação em propósito, e um sonho simples em um legado grandioso”, afirmou a deputada Delegada Nadine.
CEO e fundadora da Malharia Anselmi, sediada no município de Farroupilha, Maria Anselmi agradeceu a distinção e destacou a presença da família, que acompanhou o ato. “Eu sou uma pessoa privilegiada por ter nascido em uma família que me passou valores, princípios e respeito. Foi assim que construí minha trajetória, e essa homenagem reforça ainda mais o meu compromisso de fazer mais e melhor”, declarou.
Presenças na solenidade
Compareceram à solenidade a secretária-adjunta das Mulheres do RS, Delegada Viviane Viegas; a subprocuradora-geral de Justiça do RS, Dra. Isabel Guarise Barrios; o secretário-geral do Ministério Público, Dr. João Ricardo; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Farroupilha, Eduardo Henz; a secretária de Educação do município, Flávia Zangalli; a subsecretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Cristiane Viana; e o delegado de Polícia de Farroupilha, Ederson Bilhan.
Perfil da homenageada
Maria de Lourdes Bortolanza Anselmi nasceu em 7 de fevereiro de 1958, na Linha Jacinto, zona rural de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Filha de agricultores, desde cedo demonstrou habilidade para a costura e, aos 12 anos, realizou um curso de corte e costura que marcou o início de sua vocação empreendedora.
Em 1981, instalou sua primeira malharia em um cômodo de sua casa, movida pela busca de independência econômica e realização pessoal. A partir desse pequeno início, fundou a Malharia Anselmi, que hoje é referência no setor têxtil latino-americano, com três parques fabris que integram todas as etapas de produção — da fiação à tinturaria — e empregam mão de obra 100% local.
Maria também é reconhecida por seu forte compromisso com valores como respeito, transparência e aprendizado contínuo, princípios que orientam sua liderança e que ela reforça em palestras voltadas ao empreendedorismo e empoderamento feminino.
