Ícone do site Jornal O Sul

Empresas aéreas se responsabilizaram só por um em cada cinco atrasos em voos

As conclusões sobre os atrasos estão em estudo lançado no dia 24 deste mês pela Abear. (Lucas Uebel/ o Sul)

As maiores companhias aéreas brasileiras disseram que apenas um em cada cinco atrasos de voos no País no ano passado se deu por culpa delas. O grande contingente dos atrasos, afirmaram, é de responsabilidade do “sistema aeronáutico” – setores como o controle de tráfego aéreo (a cargo da Aeronáutica), infraestrutura dos aeroportos (Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] e de concessionárias) ou, ainda, problemas meteorológicos.

As conclusões estão em estudo lançado no dia 24 deste mês pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), entidade que representa TAM, Gol, Azul e Avianca, ou 99% do mercado doméstico. A Aeronáutica não comentou o resultado.

A Infraero disse, em nota, que analisará os dados disponibilizados. Informou ainda que monitora as operações nos principais aeroportos da rede, acompanhando as questões pertinentes à infraestrutura aeroportuária, e que alguns terminais, inclusive, estão incluídos no Projeto Eficiência, da SAC (Secretaria de Aviação Civil).

De acordo com o documento, 19% dos atrasos se devem às companhias aéreas e 72% ao “sistema aeronáutico” – classificação também usada pelo DOT (o departamento de transportes dos EUA). Outros 2% se referem a questões de segurança e 7% não tiveram as razões especificadas. Problemas na conexão e defeitos no avião são os dois maiores culpados por atrasos quando estes são motivados pelas companhias aéreas. Quando a culpa é do “sistema aeronáutico”, aeroportos fechados por restrições operacionais e a meteorologia são os maiores responsáveis.

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse desconhecer a metodologia adotada pela Abear e a responsabilização dada pelo motivo dos atrasos. A agência informou ainda que analisará o estudo feito pela associação. (Folhapress)

Sair da versão mobile