As maiores companhias aéreas brasileiras disseram que apenas um em cada cinco atrasos de voos no País no ano passado se deu por culpa delas. O grande contingente dos atrasos, afirmaram, é de responsabilidade do “sistema aeronáutico” – setores como o controle de tráfego aéreo (a cargo da Aeronáutica), infraestrutura dos aeroportos (Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] e de concessionárias) ou, ainda, problemas meteorológicos.
As conclusões estão em estudo lançado no dia 24 deste mês pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), entidade que representa TAM, Gol, Azul e Avianca, ou 99% do mercado doméstico. A Aeronáutica não comentou o resultado.
A Infraero disse, em nota, que analisará os dados disponibilizados. Informou ainda que monitora as operações nos principais aeroportos da rede, acompanhando as questões pertinentes à infraestrutura aeroportuária, e que alguns terminais, inclusive, estão incluídos no Projeto Eficiência, da SAC (Secretaria de Aviação Civil).
De acordo com o documento, 19% dos atrasos se devem às companhias aéreas e 72% ao “sistema aeronáutico” – classificação também usada pelo DOT (o departamento de transportes dos EUA). Outros 2% se referem a questões de segurança e 7% não tiveram as razões especificadas. Problemas na conexão e defeitos no avião são os dois maiores culpados por atrasos quando estes são motivados pelas companhias aéreas. Quando a culpa é do “sistema aeronáutico”, aeroportos fechados por restrições operacionais e a meteorologia são os maiores responsáveis.
Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse desconhecer a metodologia adotada pela Abear e a responsabilização dada pelo motivo dos atrasos. A agência informou ainda que analisará o estudo feito pela associação. (Folhapress)
