Para minimizar os possíveis problemas nesta sexta-feira, dia da greve geral anunciada, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) autorizou o transporte de passageiros em pé nos lotações. A ATL (Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre) garantiu que todos os 441 veículos, distribuídos em 31 linhas, vão operar normalmente durante o dia.
Em relação aos ônibus, o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, estima que entre 30% a 50% da frota dos coletivos esteja atendendo aos usuários nesta sexta. A partir das 6h, fiscais de trânsito estarão em pontos estratégicos monitorando o fluxo na cidade. Serviços de fiscalização serão acentuados nas garagens das empresas de ônibus.
Após analisar a adesão dos trabalhadores pela manhã, Soletti pode solicitar apoio para que transportadores de vans escolares sejam convocados para atender a demanda. Em caso de paralisação expressiva, o diretor-presidente da EPTC recomenda que a população estimule as caronas solidárias em veículos particulares.
