Seis camas hospitalares eletrônicas encontradas abandonadas no pátio do HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram recuperadas e já estão em uso pelos pacientes da instituição. Os equipamentos, com custo de cerca de R$ 20 mil cada, estavam entre os itens localizados pela nova administração do hospital em uma espécie de depósito a céu aberto nos fundos da instituição.
Uma força-tarefa realizada nas últimas duas semanas possibilitou a recuperação e reforma de diversos itens. Além das camas, foram reaproveitadas poltronas e portas, entre outros objetos, segundo o diretor geral do HNSG, Juliano da Silva. A reforma das poltronas é feita por apenados da Pecan, por meio do projeto Recomeçar.
Duas macas pertencentes ao Samu foram devolvidas. No local, havia também grande quantidade de entulho, como restos de madeira, o equivalente a dez cargas de caminhão, retiradas pela Prefeitura para o descarte correto. Com a comercialização de 3,5 mil quilos de peças em ferro, foram arrecadados em torno de R$ 3 mil. “Investimos esse recurso na compra de EPIs para os funcionários”, afirmou o diretor.
Algumas peças foram usadas para o conserto dos vários equipamentos que precisam de recuperação no hospital. Além de desperdício de recursos, o depósito a céu aberto colocava em risco à saúde de pacientes, familiares e profissionais da instituição, uma vez que atraía ratos, mosquitos e outros insetos.