Ícone do site Jornal O Sul

Equipe da Universidade Federal do Rio Grande vence o Desafio de Robótica Petrobras

Essa é a segunda vez consecutiva que a equipe Hydrone vence o desafio. (Foto: Divulgação)

Alunos da FURG (Universidade Federal do Rio Grande) conquistaram o primeiro lugar no Desafio de Robótica Petrobras, promovido durante a Competição Brasileira de Robótica.

Essa é a segunda vez consecutiva que a equipe Hydrone, da instituição gaúcha, vence o desafio. Mas, neste ano, teve um diferencial: toda a disputa aconteceu de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Desafio de Robótica Petrobras consiste na programação de robôs voadores autônomos (drones) capazes de inspecionar e operar em faixas de dutos petrolíferos sem qualquer intervenção humana. As equipes precisaram cumprir vários desafios durante a semana do evento, como identificar problemas nos dutos, identificar e calibrar gases, entre outras tarefas que acumulavam pontos.

A equipe da FURG foi a que conseguiu mais pontos, seguida pela LASER-UAV, da Universidade Federal da Paraíba, e da FlyingU2, da USP/UFSCAR. O Desafio de Robótica Petrobras é desenvolvido em parceria com a estatal desde 2019. Neste ano, toda a prova foi adaptada para um simulador on-line.

“Estamos muito felizes pelo resultado. Este ano, o desafio foi ainda maior, com toda a equipe trabalhando à distância por causa da pandemia, por isso é muito satisfatório conseguirmos um resultado como esse. É um reconhecimento e um orgulho pra todos nós”,  comemorou o professor Paulo Drews, orientador da equipe Hydrone.

Sair da versão mobile