Ícone do site Jornal O Sul

Escolas, museus e espaços culturais vão reabrir na segunda em Paris

Do lado de fora da catedral de Notre Dame, centenas de pessoas acompanham homenagem às vítimas dos atentados. (foto: Daniel Ochoa de Olza/AP)

Uma missa na catedral de Notre Dame, em Paris, prestou homenagem às vítimas do atentado. Os sinos soaram durante 15 minutos e a praça em volta ficou cheia de pessoas que queriam manifestar apoio aos familiares das vítimas.

O silêncio e algumas velas e flores acompanharam o ato, embora a presença das forças de segurança tenha lembrado que toda manifestação está proibida por causa do estado de emergência.

O presidente da França, François Hollande, decretou três dias de luto oficial no país: deste domingo (15) até terça-feira (17). Segundo o comunicado, um momento de reflexão será realizado na segunda-feira ao meio-dia.

A maioria dos serviços públicos de Paris vai reabrir na segunda-feira (16). Creches, escolas, ginásios esportivos, museus, monumentos e espaços verdes voltam a funcionar, diz a prefeitura. Manifestações festivas e reivindicatórias em espaços públicos seguem proibidas até o dia 19 e “algumas atividades previstas para esta semana podem ser suspensas”, diz o comunicado.

 

Sair da versão mobile