A Feira do Livro de Porto Alegre volta às ruas do Centro da Capital em 2021. Após um ano em formato on-line, em razão da pandemia da Covid-19, o evento ocorrerá novamente na Praça da Alfândega, em modelo híbrido. Segundo o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isair Bottin Filho, alguns eventos acontecerão de forma presencial, como é o caso das bancas que comercializarão os livros, a banca de autógrafos e a contagem de histórias.
“Seguindo alguns protocolos de segurança nós vamos conseguir realizar a feira. A praça será cercada, onde nós teremos o controle de entrada e saída de público para evitar aglomerações, e foi assim, a forma possível que nós conseguimos para que a feira voltasse a ser na Praça da Alfândega”, destacou o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
O tema desta edição foi revelado pela curadora da programação da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, Lu Thomé. “Nós estamos pensando em uma programação mais propositiva, que traga esse tom de mais felicidade, de confraternização e de retorno. O tema desta edição vai ser: Para Ler um Novo Mundo”, contou Lu.
Segundo a Câmara Rio-Grandense do Livro, 56 associados estarão com barracas com as tradicionais dicas de leitura, descontos e saldos. A 67ª edição também promoverá 36 encontros em lives transmitidas, entre 18h e 19h30, de um estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul.
O Pavilhão de Autógrafos individuais também está de volta, ao ar livre, em sessões reduzidas e espaçadas, que somam 360 ao longo da Feira. Com o tema “Para ler um novo mundo”, a Feira ocorre dos dias 29 de outubro a 15 de novembro.
Além disso, também foi anunciado o patrono escolhido para essa edição, o escritor Fabrício Carpinejar.”É uma alegria gigantesca, é um sonho da minha vida, porque desde pequeno, ser patronato da Feira do Livro foi um exemplo de dedicação, de afeto e de carinho”, disse Carpinejar.
Fabrício Carpinejar é jornalista com experiência em programas de rádio e TV, ator interpretando suas crônicas, palestrante e escritor premiado.
