Ícone do site Jornal O Sul

Escritório do Papai Noel na Lapônia declara falência

Escritório do Papai Noel, uma das várias empresas com temática natalina na Lapônia, teve cerca de 300 mil visitantes no ano passado. (Foto: Reprodução)

O Escritório do Papai Noel na Finlândia declarou falência por causa de uma dívida tributária, após forte queda nas visitas de turistas russos, que já foram os clientes mais frequentes no local.

O lugar emprega cerca de 20 pessoas, mas está com uma dívida fiscal de 200 mil euros (pouco mais de 800 mil reais).

“Temos mais uma semana para conseguir o dinheiro. Estou confiante de que podemos lidar com isso”, disse o diretor Jarmo Kariniemi.

A empresa oferece a oportunidade de ser fotografado com Papai Noel por uma taxa. Segundo o jornal inglês The Telegraph, uma campanha na internet pede doações para manter o local aberto.

O Escritório do Papai Noel, uma das várias empresas com temática natalina na Lapônia,  teve cerca de 300 mil visitantes no ano passado, com uma receita de cerca de 2 milhões de euros.

Turistas japoneses têm substituído os russos como os principais clientes do centro, já que as sanções impostas contra Moscou (Rússia) pela crise na Ucrânia e um declínio acentuado no preço do maior produto de exportação russo, o petróleo, atingiram duramente a economia. (AG)

Sair da versão mobile