Ícone do site Jornal O Sul

Esgrimista unionista se classifica para os Jogos Olímpicos do Rio

Guilherme Toldo (foto) vai estar no Rio de Janeiro por equipe e ainda pode se classificar no individual. (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress)

O Brasil está classificado para a Olimpíada do Rio de Janeiro na categoria Florete Masculino por equipe. A conquista se deu através do ranking internacional após a disputa da Copa do Mundo de Bonn, na Alemanha, neste domingo (07). O esgrimista do GNU (Grêmio Náutico União) Guilherme Toldo e o técnico Alexandre Teixeira integram a comitiva que garantiu a vaga.

Foi a primeira vez que o Brasil conquistou o direito de participar dos Jogos Olímpicos pela modalidade através do ranking mundial. O Brasil ficou em 13º lugar na competição. Com o resultado, ficou empatado por pontos com o Canadá. Porém, nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, a equipe brasileira ficou em segundo lugar e os canadenses em terceiro, critério que deu ao Brasil a vaga olímpica.

“É um grande prazer estar aqui e vivenciar o dia mais tenso de todo o ciclo. Tenho que parabenizar os atletas que jogaram, e os atletas que jogaram na equipe durante esta temporada, somando pontos importantes para que, no final, alcançassem o objetivo”, destacou o técnico Teixeira.

Provas individuais

Guilherme Toldo ainda pode disputar os Jogos do Rio de Janeiro no individual. Atualmente, ele está em 48º no ranking internacional e o Brasil pode levar até oito esgrimistas (em todas as armas, masculino e feminino) por ser a sede.

Na competição realizada na Alemanha, ele ficou na posição 138 entre 218 esgrimistas. Outro atleta do GNU na disputa, Marco Xavier, terminou a Copa de Bonn na posição 161. No ranking, Marco está no 275º lugar.

Sair da versão mobile