Ícone do site Jornal O Sul

Espaçonave Juno da NASA se aproxima da superfície da lua Ganimedes de Júpiter

As medições de Juno do ambiente de radiação perto da lua também irão beneficiar futuras missões ao sistema Joviano. (Foto: Divulgação)

A espaçonave Juno estava, nesta segunda-feira (7) em processo de chegar a cerca de 645 milhas (1.038 quilômetros) da superfície da maior lua de Júpiter, Ganimedes, como revelado pela NASA.

O sobrevoo será o mais próximo que uma espaçonave chegou do maior satélite natural do sistema solar desde que a espaçonave Galileo da NASA fez sua penúltima aproximação em 20 de maio de 2000.

Junto com imagens impressionantes, o sobrevoo da espaçonave movida a energia solar trará insights sobre a lua, ionosfera, magnetosfera e camada de gelo. As medições de Juno do ambiente de radiação perto da lua também irão beneficiar futuras missões ao sistema Joviano.

Ganimedes é maior do que o planeta Mercúrio e é a única lua no sistema solar com sua própria magnetosfera – uma região em forma de bolha de partículas carregadas em torno do corpo celestial.

Como revelado pela NASA, por meio de comunicado, os instrumentos científicos de Juno devem começar a coletar dados cerca de três horas antes da abordagem mais próxima da espaçonave.

Junto com os instrumentos Ultraviolet Spectrograph (UVS) e Jovian Infrared Auroral Mapper (JIRAM), o Microwave Radiometer (MWR) da Juno examinará a crosta de gelo de Ganimedes, obtendo dados sobre sua composição e temperatura.

Os sinais dos comprimentos de onda de rádio da banda X e Ka de Juno serão usados ​​para realizar um experimento de rádio ocultação para sondar a tênue ionosfera da lua.

Como revelado pela NASA, normalmente, a câmera de navegação da Unidade de Referência Estelar (SRU) de Juno tem a tarefa de ajudar a manter o orbitador de Júpiter em curso, mas durante o sobrevôo, ela terá uma função dupla.

Junto com suas funções de navegação, a câmera – que é bem protegida contra radiação que poderia afetá-la adversamente – reunirá informações sobre o ambiente de radiação de alta energia na região perto de Ganimedes, coletando um conjunto especial de imagens.

Sair da versão mobile