Ícone do site Jornal O Sul

Espanha tem protestos contra e a favor da independência da Catalunha

Marcha a favor da independência da Catalunha toma as ruas de Barcelona neste sábado. (Foto: Emilio Morenatti/AP Photo/Divulgação).

Protestos contra e a favor da independência da Catalunha tomaram as ruas de cidades espanholas neste sábado (26). Em Barcelona, cerca de 350 mil pessoas marcharam contra a prisão de líderes separatistas, enquanto em Madri outra manifestação pedia unidade da Espanha.

No lado pró-independência, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “prisão não é a solução”, “sentemos e conversemos” e “liberdade para presos políticos”.

Em outubro, nove líderes do movimento pró-independência foram condenados por envolvimento na tentativa fracassada de independência na região em 2017. Todos os réus foram absolvidos da acusação mais grave, a de rebelião, mas receberam penas de prisão que vão de nove a 13 anos por sedição, uma forma mais branda de rebelião contra autoridade.

A sentença provocou uma série de protestos na Catalunha, em alguns casos houve confrontos entre forças de segurança e manifestantes. Em um dos momentos mais tensos, o principal aeroporto da região metropolitana de Barcelona precisou ser fechado.

Não houve grandes incidentes violentos nos protestos deste sábado. Porém, confrontos pontuais entre a polícia e manifestantes, alguns deles mascarados, ocorreram quando a maioria da multidão já se dispersava.

Protesto contra independência

Do outro lado, milhares de manifestantes contrários à independência da Catalunha marcharam em um protesto em Madri, capital da Espanha, convocado pelo partido nacionalista de direita Vox. Com gritos de “Viva a Espanha”, o grupo acusou outras legendas espanholas de fazer pouco caso frente ao separatismo catalão.

“Frente à traição dos socialistas, só há o Vox. E frente ao separatismo criminoso, só há o Vox”, gritou o líder do partido, Santiago Abascal.

Apesar das acusações do partido nacionalista, integrantes do governo socialista espanhol, inclusive o ministro das Relações Exteriores, o catalão Josep Borrell, comparecerão a uma marcha contra a independência da Catalunha marcada para este domingo (27), em Barcelona.

Sair da versão mobile