Ícone do site Jornal O Sul

Esposa de Ernesto Araújo pega “carona” em avião da FAB

Sargento brasileiro foi flagrado com 37 quilos de cocaína em um avião da comitiva presidencial na Espanha, em junho de 2019. (Foto: Sargento Johnson/Força Aérea Brasileira)

Os voos da Força Aérea Brasileira (FAB) servem para facilitar o deslocamento de autoridades no cumprimento de suas agendas de trabalho. Mas não foi bem isso que aconteceu com a esposa do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que pegou uma “carona” com o marido para ir e voltar de Paris, na França.

Maria Eduarda de Seixas Corrêa ficou em Paris como turista, sem pagar passagem e compartilhando o quarto com o marido. A hospedagem foi custeada pelo governo, uma vez que Ernesto estava em missão oficial. O voo foi agendado pelo governo federal para o deslocamento do ministro a um encontro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na capital francesa, que ocorreu entre 20 a 25 de maio deste ano.

A mulher do chanceler também é diplomata e trabalha como chefe da Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento, um setor administrativo responsável pelo aprimoramento de funcionários no Itamaraty. Porém, no capítulo reservado aos voos oficiais, a cartilha estabelece que somente o ministro e a equipe que o acompanha no compromisso podem utilizar as aeronaves. As justificativas para a solicitação dos voos precisam ser, ainda de acordo com a cartilha, por motivos de segurança e emergência médica ou por viagem a serviço.

Sair da versão mobile