Ícone do site Jornal O Sul

Estado Islâmico assume a autoria do ataque no Sul da França

Vítimas do ataque que deixou 84 mortos são homenageadas (Foto: AFP)

O grupo terrorista EI (Estado Islâmico) assumiu, neste sábado (16), a autoria do ataque com um caminhão que deixou pelo menos 84 mortos e 200 feridos em Nice, no Sul da França, na noite de quinta-feira (14), durante a comemoração da Queda da Bastilha.

Por meio de um comunicado, a agência de notícias Amaq, que apoia as atividades do grupo, disse que o franco-tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel, 31 anos, identificado pelas autoridades francesas como o motorista do caminhão que provocou as mortes, era “um de nossos soldados” e que teria agido de acordo com a orientação de atacar cidadãos de países que participem de operações militares contra o EI no Iraque e na Síria.

O anúncio vai contra as informações divulgadas pelos serviços de segurança franceses de que não havia evidência da ligação de Bouhlel com organizações radicais. O homem morava em Nice há cinco anos. Neste sábado, a polícia francesa prendeu três suspeitos de ligação com o ataque. Duas pessoas já haviam sido presas na véspera, incluindo a ex-mulher do terrorista. A França está em estado de emergência, com a segurança reforçada em todo o país.

Sair da versão mobile