Ícone do site Jornal O Sul

Estado paga integralmente a folha de novembro de servidores do Executivo

Governo obteve os recursos necessários por meio dos incentivos fiscais do Fomentar-RS oriundos da GM. (Foto: Reprodução)

Com o ingresso de 302 milhões de reais da antecipação dos incentivos fiscais do Fomentar-RS (Fundo de Fomento Automotivo do RS) oriundos da GM, que ocorreu no início da tarde de segunda-feira, o governo do Estado obteve os recursos necessários para o pagamento integral da folha de novembro dos servidores vinculados ao Poder Executivo.

As primeiras faixas salariais já estavam depositadas desde a abertura do horário bancário para quem recebe líquido até 2,5 mil reais (por vínculo), o que representa ao redor de 65% do funcionalismo. Já os valores referentes às faixas finais estiveram disponíveis para saque após as 17 horas.

O montante total da folha do Executivo gaúcho é de 1,2 bilhão de reais. A parte líquida atingiu no mês de novembro a marca de 967 milhões de reais. Outros 55 milhões de reais são necessários para a folha dos quadros das autarquias e fundações, 120 mil reais são necessários para as consignações bancárias e outros 72 milhões de reais de tributos.

Ao todo, são 348 mil vínculos entre servidores ativos, inativos, pensões previdenciárias e pensões alimentícias. Sem os recursos dos créditos junto à empresa do setor automotivo, cerca de 35% do funcionalismo (123 mil matrículas) seria afetada pelo parcelamento de salários em novembro.

Sair da versão mobile