Ícone do site Jornal O Sul

Estados Unidos pede resposta “unida e forte” a teste nuclear norte-coreano

Obama reafirmou aos líderes seu “compromisso inquebrantável” com a segurança dos países. (Foto: Manuel Balce Ceneta/AP)

O presidente dos EUA, Barack Obama, telefonou para os líderes de Japão e Coreia do Sul para transmitir a importância de uma “resposta internacional unida e forte” ao teste nuclear norte-coreano, supostamente de uma bomba de hidrogênio. Em comunicado, a Casa Branca indicou que Obama falou com a presidente sul-coreana Park Geun-hye e com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

O presidente norte-americano coincidiu com ambos ao ressaltar que o teste “constitui uma nova violação das obrigações e compromissos sob a legislação internacional, entre elas várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas]”. Obama reafirmou aos líderes seu “compromisso inquebrantável” com a segurança dos países e considerou que é necessário “trabalhar para estabelecer uma resposta internacional forte e unida” pelo comportamento “irresponsável” da Coreia do Norte.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, conversou, por sua vez, com o ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Yun Byung-se, e com o responsável da diplomacia japonesa, Fumio Kishida, para coordenar uma reposta “unificada”. A ONU assegurou que o evento sísmico ocorrido na quarta-feira é consistente com um teste nuclear de mesma intensidade que o realizado em 2013.

Sair da versão mobile