Ícone do site Jornal O Sul

EUA recomenda que grávidas não venham ao Brasil para assistir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Embora recomendado pela OMS e pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA, o uso de preservativos pelas grávidas e seus parceiros é controverso no Brasil. (Crédito: Milton Michida/AE)

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos recomendou nesta sexta-feira (26) que grávidas considerem não viajar ao Brasil para assistir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, por conta da epidemia de zika vírus no País.

No comunicado, o órgão recomenda que as mulheres que pretendem ir aos Jogos Olímpicos conversem com seus médicos antes. “Se você viajar, deve seguir estritamente as medidas para prevenir a picadas do mosquito Aedes aegypti”.

O CDC ainda alerta àquelas que têm parceiros que vão à Olimpíada que elas podem estar sob o risco de transmissão sexual da zika. “Ou use camisinha da maneira certa, toda vez, ou não faça sexo durante a gravidez.”

Em janeiro, o CDC já havia recomendado que grávidas adiem viagens para 14 locais afetados pelo zika vírus, inclusive o Brasil.

Sair da versão mobile