Ícone do site Jornal O Sul

ESTREIA – Documentário “Iván” chega a Porto Alegre

Filme conta história real do sobrevivente da Segunda Guerra Mundial Iván Bojko. (Foto: Reprodução)

O diretor Guto Pasko fez contato com Iván Bojko durante a realização de outro documentário, “Made in Ucrânia” (2006). Com acesso aos diários de Iván, o cineasta concebeu um novo filme. O longa, batizado simplesmente de “Ivan”,  narra a história do ucrâniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que conseguiu fugir para o Brasil em 1948, e finalmente retorna a sua terra natal 68 anos depois.

O documentário estreia na capital nesta quinta-feira (26). Na sexta (27),  às 18h, após uma sessão especial com meia-entrada para todos no Espaço Itaú de Cinema (Túlio de Rose, 80), será realizado debate no auditório da Livraria Cultura, ao lado do cinema. O bate-papo vai tratar das temáticas de imigração e refugiados com a presença de Pasko e especialistas em direitos humanos.

Nascido na Ucrânia, Iván foi tirado à força de seu país em 1942 pelos nazistas para trabalhar na Alemanha, onde permaneceu até 1945. Com o fim da guerra, ele não pôde retornar à Ucrânia porque os soviéticos dominaram o país e declararam inimigos ou traidores todos os cidadãos que contribuíram com a Alemanha, mesmo que em circunstâncias como as vividas por Iván.

Em 1948, ele conseguiu imigrar para o Brasil, onde permaneceu apátrida por muitos anos. Desde que pisou em solo brasileiro, não fez mais contato com a família por conta do bloqueio imposto pelos soviéticos, podendo retornar apenas 68 anos depois.

Confira o trailer do filme:

Confira a galeria de fotos:

Sair da versão mobile