Ícone do site Jornal O Sul

ESTREIA – Documentário “O Último Poema” estreia em Porto Alegre

O filme é o primeiro longa da diretora gaúcha Mirela Kruel. (Foto: Reprodução)

O documentário “O Último Poema”, primeiro longa da diretora gaúcha Mirela Kruel, estreia nesta quinta-feira (29),  às 20h30min, no Guion Center (Lima e Silva, 776). Para marcar a ocasião, será realizado um coquetel com a presença da diretora, equipe e elenco. O filme ficará em cartaz até 4 de novembro, com sessões diárias, às 17h40min. Haverá ainda uma sessão comentada com a presença de Mirela dia 31, às 19h, no Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028). O evento é gratuito e faz parte da Feira do Livro de Porto Alegre.

No filme, Helena Maria poderia ter levado uma vidinha de nada, ou quase nada, em Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul. A descoberta da poesia de Carlos Drummond de Andrade e, sobretudo, a coragem de escrever ao autor nos idos de 1962, certamente transformaram sua vida. E, pela duração da correspondência – 24 anos – é bem provável que suas cartas singelas mas tão verdadeiras também tenham tocado o autor, sempre discreto em vida, mas que revela uma tocante disponibilidade para leitora tão dedicada e merecedora de um poema por uma inesperada coincidência de datas.

“O Último Poema” aborda com delicadeza e lirismo esta privilegiada troca de sensibilidades que só se encontraram através da escrita. Os dois missivistas são representados por Janaina Kremer (Helena, na juventude) e Rodrigo Fiatt (o poeta) ao longo do tempo, em teia que entrelaça depoimentos da professora no presente, alterna paisagens do Rio e do interior gaúcho e representa, através de uma criança, alguns poemas. No apuro visual, destaque para páginas escritas, penduradas em varais, como lençóis ao vento.

Com um belo final, o documentário padece apenas de algumas reiterações e alongamentos de cenas que podem comprometer a fluência mas não a genuína entrega dos envolvidos. (Mariani Ferreira com AG)

Confira o trailer do filme:

 

 

 

Sair da versão mobile