Ícone do site Jornal O Sul

Estudo mostra que uma em cada três mulheres já foi assediada enquanto corria na rua

A pesquisa ouviu 2 mil mulheres. (Crédito: Reprodução)

Um estudo realizado na Inglaterra constatou que 32% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio enquanto corriam. Além disso, mais de 60% delas se sentem ansiosas durante a corrida se estiverem sozinhas. A metade das entrevistadas também diz sentir medo de sofrer algum tipo de violência.

A pesquisa que ouviu 2 mil mulheres foi encomendada pelo England Athletics, órgão do governo responsável pelo esporte na Inglaterra, na ocasião do lançamento do programa Run Together, que pretende incentivar as pessoas a correr para manter a boa saúde física e mental.

O programa vai disponibilizar informações para que as pessoas tenha acesso a mais de 700 grupos de corrida pelo país. Essa iniciativa também é apoiada em uma das perguntas do levantamento. Metade das mulheres ouvidas disseram que correriam se estivessem em grupo, por se sentirem menos ameaçadas.

Nas ruas brasileiras, o cenário se repete. Mulheres relatam que o assédio a corredoras é de fato uma realidade no País e todas disseram já ter ouvido ofensas verbais durante o exercício.

“Até quando corro com alguns amigos, eles falam algumas coisas que me deixam constrangida”, conta a publicitária Samantha Spilla, que já deixou de correr por não ter uma companhia que lhe desse segurança. A mesma medida foi adotada pela estudante de fisioterapia Nathalia Sellis.

“Na única corrida em que participei, não sofri assédio. Mas nos treinos sempre escuto algum comentário machista”, diz.

Sair da versão mobile