Ícone do site Jornal O Sul

Estudo revela que 50% dos homens brasileiros e 30% das mulheres já traíram seus parceiros

O levantamento ouviu 3 mil brasileiros (Foto: AG)

Os homens traem mais do que as mulheres no Brasil. 50,5% deles admitem já terem sido infiéis em seus relacionamentos. Entre as mulheres, a traição foi admitida por 30,2%. Os dados fazem parte da pesquisa Mosaico 2.0, conduzida pela psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Entre homens e mulheres, a média nacional de traição é de 40,5%.

O levantamento – que é uma atualização da pesquisa Mosaico Brasil, feita em 2008 – ouviu 3 mil brasileiros de sete regiões metropolitanas do País: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal. Os entrevistados – 49% de mulheres e 51% de homens – tinham entre 18 e 70 anos, com média de 35,5 anos.

A disparidade entre homens e mulheres já era esperada, segundo Carmita. Ela observa que, especialmente na cultura latina, o homem costuma não considerar relações eventuais de caráter exclusivamente sexual como algo que coloque em risco seu relacionamento com a pessoa com a qual tem um projeto de vida em conjunto.

Apesar de continuarem traindo menos do que os homens, as mulheres têm mudado seu comportamento sexual nos últimos anos, segundo Carmita. “Na medida em que a mulher começa a ganhar autonomia e a ter um maior nível socioeconômico e intelectual, existe uma mudança de ordem sexual, incluindo a questão da infidelidade.” Resultados da mesma pesquisa divulgados em junho mostram que 57,1% das mulheres acreditam que fariam sexo com alguém só por atração.

Outras conclusões

O estudo Mosaico 2.0 também aponta que os brasileiros afirmam ter, em média, 2,9 relações sexuais por semana. Mas, se pudessem, gostariam de ter 5,5 relações semanais.

Segundo o estudo, os homens têm em média mais relações sexuais por semana do que as mulheres: 3,15 contra 2,65 delas. Quanto às expectativas, eles gostariam de ter em média 6,48 relações por semana e elas, 4,58. O estudo revelou ainda que 9% dos brasileiros entre 18 e 70 anos não fazem sexo: 7% das mulheres e 2% dos homens. (AG) 

Sair da versão mobile