Ícone do site Jornal O Sul

Estudos de concessão do canal de acesso ao Porto do Rio Grande serão priorizados, diz Ministério da Infraestrutura

Um dos objetivos é posicionar a Holanda como parceiro preferencial de negócios nos mercados marítimo e de energia renovável brasileiros. (Foto: Divulgação)

Os estudos de concessão do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, no Litoral Sul gaúcho, serão priorizados pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística), do governo federal.

A informação foi obtida pelo superintendente da Portos RS, Fernando Estima, que esteve em São Paulo na semana passada para o leilão que concedeu à iniciativa privada o direito de exploração de um dos terminais existentes no Porto de Pelotas. A confirmação foi feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e pelo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

O canal de acesso ao Porto do Rio Grande, mais os canais dos portos de Paranaguá (PR) e de Santos (SP), serão os três primeiros a serem concedidos. A modelagem ficará a cargo da EPL, coordenada pelo diretor-presidente Arthur Luis Pinho de Lima, com o suporte técnico da Portos RS.

Privilegiado por seus aspectos geográficos, o Porto do Rio Grande consolidou-se como estratégico pela sua forte atuação no Extremo Sul do Brasil, estando entre os mais importantes da América em produtividade.

Sair da versão mobile