Ícone do site Jornal O Sul

EUA pedem que mulher com zika espere dois meses para engravidar

Gestante

A autora da ação alegou não ter sido questionada sobre o desejo de enterrar o filho. (Foto: Reprodução)

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA publicou, nesta sexta (25), diretrizes com recomendações sobre quanto tempo homens e mulheres diagnosticados com o vírus da zika devem esperar antes de tentar ter filhos.

De acordo com o texto, mulheres com zika devem aguardar pelo menos oito semanas depois do aparecimento de sintomas antes de tentar engravidar, enquanto homens devem esperar pelo menos seis meses.

Pessoas de ambos os sexos que podem ter sido expostas ao vírus devem esperar ao menos oito semanas para conceber, mesmo sem um diagnóstico confirmado da doença, diz o documento.

As recomendações são baseadas em informações ainda bastante limitadas sobre a duração do vírus no sangue e no sêmen.

A ligação entre o vírus da zika e a microcefalia ainda não está provada, mas há cada vez mais evidências sugerindo uma relação entre os dois.

Segundo o CDC, profissionais de saúde devem encorajar casais que moram ou estiveram em áreas de transmissão ativa do vírus a adiar a gravidez por motivo de precaução.

BRASIL

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça-feira (22) uma resolução que determina que sejam realizados testes para detecção do vírus zika em clínicas de reprodução assistida no país.

Pela norma, doadores de sêmen ou óvulos e casais que buscam a fertilização in vitro devem ser submetidos a testes sorológicos para diagnosticar o vírus. (Folhapress)

Sair da versão mobile