Ícone do site Jornal O Sul

EUA pretende usar reconhecimento facial em aeroportos e portos

EUA pretende usar identificador facial nos aeroportos (Foto: Reprodução)

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS),desde 201,  testa um serviço novo e tecnológico para entrada e saída nos aeroportos e portos do país o ” Biometric Exit” (Saída Biométrica), nada mais é do que identificar os passageiros por meio de reconhecimento facial. O serviço deve servir para viagens internacionais.

Este sistema foi desenvolvido pelo Departamento. Nele serão combinadas informações dos passageiros, como, dados de visto e passaporte, o meio deve identificar através de fotografia se o indivíduo esta apto a sair ou entrar no país. Caso haja alguma irregularidade, o sistema identifica e pode causar a expulsão do país por dez anos.

“A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA está trabalhando em direção a implementação total da saída biométrica no ambiente aéreo nos próximos quatro anos para reportar mais de 97% dos viajantes comerciais que sairão dos Estados Unidos”, declaração feita no site oficial do órgão de segurança.

O aparelho enquanto testado chegou  identificar cerca de 7 mil passageiros que excederam o tempo limite que poderiam permanecer no país e mais de 660 mil viajantes sem documentação, que adentraram por barcos ou navios, foram identificados.

Este sistema ainda é apenas implementado nos aeroportos e portos, mas o país pretende aplica-lo para aqueles que chegam por terra, por meio de um um dispositivo móvel com as mesmas funções.

Sair da versão mobile