Ícone do site Jornal O Sul

Europa recebeu recorde de 218 mil migrantes pelo mar em outubro

Europa vive drama humanitário. (Foto: Acnur/divulgação)

Um número recorde de migrantes e refugiados chegou à Europa no mês de outubro, divulgou nessa segunda-feira o Acnur (Alto Comissariado da ONU [Organização das Nações Unidas] para Refugiados). De acordo com informações do órgão, ao todo 218.394 pessoas chegaram ao continente nesse período. “Foi o maior número de todos os meses já contabilizados e quase o total de todo o ano de 2014”, disse o porta-voz da Acnur, Adrian Edwards.

Nas últimas semanas, notícias sobre mortes em travessias pelo mar rumo à Europa se tornaram quase diárias na imprensa mundial. Desde o dia 26 de outubro, uma dúzia de naufrágios ocorreram ao largo da ilha grega de Lesbos, que fica no Noroeste do mar Egeu, e Rhodes Kalymnos, localizada no Sudeste das águas que separam os territórios de Grécia e Turquia. As ocorrências fizeram aproximadamente 60 vítimas – sendo metade delas crianças.

Lesbos

O prefeito de Lesbos, Spyros Galinos, disse nessa segunda-feira a uma rádio que não há mais espaço para enterrar as vítimas dessas tragédias. Segundo ele, há pelo menos 50 corpos no necrotério da ilha que ainda aguardam destinação, devido à superlotação dos cemitérios.

De acordo com Galinos, a prefeitura, agora, realiza negociações para adquirir um terreno vizinho ao cemitério local. A medida visa a expandir a capacidade.

Sair da versão mobile