Ícone do site Jornal O Sul

Europa vai instalar detectores de metais em trem de alta velocidade

Cancelas serão instaladas no trem Thalys. (Foto: Divulgação)

A Europa instalará cancelas com detectores de metais para o trem Thalys de alta velocidade nas estações de Paris, Lille (França), Bruxelas (Bélgica), Amsterdã (Holanda) e Colonia (Alemanha), segundo anunciou nessa terça-feira a ministra francesa da Ecologia, Segolene Royal. As cancelas serão colocadas em Lille e Paris até 20 de dezembro, de acordo com a ministra, que também é responsável pela pasta dos Transportes. A medida será adotada como uma resposta aos atentados do dia 13 que deixaram pelo menos 130 mortos em Paris.

Em caso de necessidade, nestas estações a “França instalará as portas de acesso com detectores para que sejam coerentes com as instaladas em Paris”, conforme Segolene. Para reforçar a segurança nas estações que recebem composições que realizam percursos internacionais, o governo estuda a possibilidade de instaurar a venda de passagens nominais, como acontece no transporte aéreo.

Pontos de controle

Além disso, o governo pretende instalar pontos de controle dos passageiros e das bagagens, com base nos meios da SNCF, a empresa pública de ferrovias. “Os postos de controle são muito tranquilizadores para os viajantes”, afirmou a ministra. “Isto é feito de forma muito simples nas casas de espetáculos”, segundo ela. A ideia é que as gares nas estações sejam acessíveis apenas aos passageiros. (AG)

Sair da versão mobile