Ícone do site Jornal O Sul

Evento mais antigo de Porto Alegre, a Feira do Peixe é realizada em três locais a partir desta quarta-feira

Bancas estarão no Centro Histórico, Restinga e Belém Novo. (Foto: Bryan Martins/Arquivo PMPA)

Começa nesta quarta-feira (31) mais uma edição da Feira do Peixe de Porto Alegre. Até a sexta-feira, a população poderá aproveitar as ofertas do mais antigo evento da capital gaúcha (já são 241 anos) em três locais: Largo Glênio Peres (Centro Histórico), Esplanada da Restinga e Rua Doutor Cecílio Monza (Belém Novo), os dois últimos na Zona Sul da cidade.

A organização é da pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), em parceria com a colônia de pescadores Z-5 e a Associação dos Pescadores do Extremo Sul. Em destaque, 13 bancas (quatro de atacadistas), em uma iniciativa que envolve ao menos 250 famílias na comercialização dos pescados.

“A Feira do Peixe é considerada o evento mais antigo de Porto Alegre, e até mesmo por essa relevância não poderíamos deixar de realizá-la”, ressalta o titular da pasta, Rodrigo Lorenzoni. “Cabe destacar que reforçamos os cuidados de segurança sanitária, garantindo o movimento da economia e a renda dos pescadores que aguardam o ano todo por esse momento”.

Segundo a prefeitura, as bancas terão distanciamento mínimo de 4 metros e pontos com disponibilização de água e álcool-em-gel. O evento estava inicialmente previsto para começar nesta terça-feira, mas acabou adiado devido a um atraso na montagem das estruturas.

A respeito da decisão de manter a feira deste ano mesmo com a situação crítica de Porto Alegre em relação à pandemia de coronavírus, a prefeitura argumenta que o evento também contribuiu para evitar o aumento do fluxo de consumidores às peixarias localizadas no espaço interno do Mercado Público, o que favoreceria a ocorrência de aglomerações. Essa estratégia já foi adotada na edição do ano passado, justamente por conta de tal problema.

Confira, a seguir, os três endereços da Feira do Peixe de Porto Alegre em 2021 e os respectivos horários de funcionamento.

– Centro Histórico
31 de março a 2 de abril, das 8h às 20h
Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público

– Restinga
31 de março a 2 de abril, das 8h às 20h

Esplanada da Restinga (Zona Sul)

– Extremo Sul
31 de março a 2 de abril, das 8h às 20h
Rua Doutor Cecílio Monza nº 10.901, bairro Belém Novo (Zona Sul).

Largo Glênio Peres

Atendendo a um pedido do prefeito Sebastião Melo, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre retirou um dos decks de madeira do Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público. A estrutura de lazer faz parte de um conjunto construído em 2012 em parceria com a iniciativa privada e ultimamente vinha sendo alvo de vandalismo.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile