Ícone do site Jornal O Sul

Ex-governador preso chega ao Rio Grande do Norte para cumprir pena de prisão por peculato

Investigações apontam que Freire provocou prejuízo 57.832,13 de reais aos cofres públicos. (Foto: reprodução)

O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire chegou a Natal (RN) no início da tarde de ontem. Ele foi preso na manhã do sábado, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Contra Freire, que é condenado a 39 anos de prisão por peculato, havia quatro de mandados de prisão expedidos pela Justiça potiguar.

Freire chegou a Natal em um voo comercial. Ele foi escoltado por dois delegados. Do avião, ele entrou direto em um carro e saiu do aeroporto pelo terminal de cargas. De lá, ele seguiu direto para o quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Freire já havia sido preso anteriormente em 2007 quando foi acusado pelo MP (Ministério Público) do RN de estar “manobrando para impedir a realização do seu interrogatório, evadindo-se do distrito da culpa”. O interrogatório do qual ele é acusado de evitar diz respeito ao processo no qual foi denunciado por suposto desvio de 346.024,02  reais do governo do Estado, em maio de 2007. O pedido de prisão preventiva foi feito pela Promotoria do Patrimônio Público do Rio Grande do Norte em novembro de 2007, quando o membro do MP informou, à época, que tentava ouvir o ex-governador desde 31 de agosto daquele ano.

As investigações apontaram que Freire cometeu desvio de dinheiro público entre fevereiro e novembro de 2002, quando foi vice-governador e, depois, governador do RN. O prejuízo estimado aos cofres públicos foi de 57.832,13 reais em valores da época.

Sair da versão mobile