Ícone do site Jornal O Sul

Ex-governadora Yeda Crusius critica o “distritão”

Yeda Crusius apoia João Doria nas prévias tucanas. (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

A ex-governadora Yeda Crusius, atual deputada federal pelo PSDB, se posicionou ontem, durante o início da votação da proposta de reforma eleitoral pela Câmara dos Deputados. Yeda deixou claro que “eu sou contra a ideia do ‘distritão’ e da aprovação do fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões, e por isso eu quero uma Reforma Política mais ampla. O que estou vendo, é que a reforma política não virá para consertar os males da atual estrutura partidária e eleitoral. O ‘distritão’ é uma corruptela daquilo que nós queremos: o distrital, ou seja, baratear as eleições; deixar o eleitor e a eleitora mais próximos do eleito e da eleita; fazer com que o custo geral de fazer política baixe muito”, afirmou Yeda. Sobre o Fundo Eleitoral, a ex-governadora valia que “a população de todos os países sempre pagou pela democracia, porém não se pode aceitar que, em um momento de cortes generalizados e de déficit público progressivo, o orçamento seja ainda mais sobrecarregado. A Democracia custa, mas este fundo eleitoral em R$ 3,6 bilhões é injusto e inapropriado”.

Agenda positiva de Schirmer em Brasília

Em Brasília para participar ontem da reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública, o secretário gaúcho da Segurança, Cezar Schirmer aproveitou para reiterar ao Secretário Nacional da Segurança, o general Carlos Alberto Santos Cruz, as pautas gaúchas a finalização dos trâmites para a liberação dos recursos restantes para a conclusão das obras do Centro Regional de Excelência em Perícia, em Porto Alegre, e a renovação do convênio com a Senasp, para a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Estado.

Lava-Jato gera filhote no RS

Um desdobramento da Operação Lava-Jato, a partir de informações coletadas em Curitiba, permitiu que fosse rastreada a distribuição de propina a políticos gaúchos, utilizando duas entidades ligadas à construção civil no Estado: o Sicepot-RS (Sindicato da Indústria de Construção de Estradas, Pavimentações e Obras de Terraplanagem do Estado) e a Areop (Associação Riograndense de Empreiteiros de Obras Públicas). A Polícia Federal agiu ontem na Região Metropolitana, e a operação terá desdobramentos nos próximos dias.
Hospital lança o Atlas do Tabaco

Em parceria com a American Cancer Society (Sociedade Americana de Câncer) e com a World Lung Foundation (Fundação Mundial do Pulmão), o Hospital de Câncer de Barretos lança ontem, o primeiro Atlas do Tabaco em língua portuguesa. Disponível gratuitamente para download no site “www.atlasdotabaco.com.br”, o Atlas foi criado com o objetivo de conscientizar a população, sobretudo os mais jovens, a respeito dos perigos do consumo de tabaco, as doenças associadas e as armadilhas da indústria do tabaco.

Caixa preta do BNDES começa a ser aberta

A transparência das operações do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que opera com recursos subsidiados pelo Tesouro Nacional, vem sendo cobrada há muito tempo pela senadora Ana Amélia (PP) e pelo senador Lasier Martins (PSD). Ontem, um avanço importante foi registrado: a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar contratos do BNDES com empresas brasileiras, visando sua internacionalização, aprovou um requerimento que estabelece acesso a todos os contratos do BNDES com empresas desde 1997 e, inclusive, aos contratos que foram negados.

Sair da versão mobile