Ícone do site Jornal O Sul

Ex-integrantes do Judiciário boliviano fogem para o Brasil

O Ministério da Justiça autorizou o acolhimento a dois refugiados do país andino. (Foto: Reprodução)

Enquanto os presidentes Michel Temer e Evo Morales apertam as mãos por negócios, vai mal a relação diplomática entre Brasil e Bolívia. O Conare (Conselho Nacional de Refugiados), do Ministério da Justiça, acaba de conceder refúgio no País para dois expoentes do Judiciário do vizinho andino. São eles o Fiscal-Geral (equivalente a procurador) José Juan Laguna Saavedra e o capitão de polícia Marcelo Soza Álvarez. Eles participaram da investigação do governo sobre a morte de três estrangeiros considerados suspeitos de planejar o assassinato de Evo – e descobriram algo mais.

Lupa na mão

Soza e Saavedra não concordaram com os indícios da investigação, descobriram algo que ainda não relataram e dizem que são ameaçados de morte. Fugiram para o Brasil.

O trio

O serviço de inteligência da Bolívia executou, em uma ação de 2010, um croata, um húngaro e um romeno que circulavam por La Paz. Sem provas. Evo se explica até hoje.

No mais…

…Evo alterou a Constituição e vai disputar o quarto mandato seguido.

Teixeira x Romário

Vai ficar para fevereiro o parecer da Advocacia do Senado sobre o pedido de cassação do senador Romário (Podemos-RJ), feito pelo ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira. O senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do Conselho de Ética da Casa, aguarda o relatório para decidir o que fazer com o pedido.

Cabelo & canela

Antes de viajar de carro para Curitiba (PR), onde foi trocar a tornozeleira eletrônica, José Dirceu cortou o cabelo na Barbearia, badalado salão que fica na Península dos Ministros, em Brasília. Dirceu volta para passar o Réveillon com a mulher e uma filha.

Força, presidente!

É grave o estado de saúde do ex-senador e ex-vice presidente Marco Maciel, 77 anos. Amigos e longa data o visitam e saem consternados. Ele sofre de Alzheimer e já não reconhece mais ninguém. Segue acamado e com auxílio de enfermeiros.

Campanha familiar

José Sarney passará o Natal e o Réveillon em São Luís. Ao lado de Dona Marly e dos filhos Roseana e Zequinha, candidatos, respectivamente, ao governo do Estado e ao Senado.

Cantor

Aluno de piano há dez anos, Eduardo Suplicy vai gravar em março um CD com novo arranjo para “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. No CD também terá, claro, música de Bob Dylan.

Negócio, não!

A Secretaria Nacional de Juventude investiga o comércio ilegal de passagens do ID Jovem, o cartão virtual que dá para a garotada meia-entrada em eventos e passe-livre nos ônibus. Uma jovem foi flagrada no Facebook negociando uma passagem interestadual.

Você leu

A Coluna cantou em primeira mão que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediria a revisão da delação premiada do empresário Joesley Batista. O seu próximo alvo: cercar, devagar, o desafeto Rodrigo Janot, seu antecessor no cargo.

Leilão de arte

Móveis modernos do ícone Sérgio Rodrigues e antiguidades raras que pertenceram a reis da França e Portugal e à família imperial no Brasil. Tudo isso estará reunido no leilão do acervo de Paulo Roberto Barragat, no mês que vem, no Rio de Janeiro. As peças estão em exposição na galeria Chez Barragat.

Festa na pista

A classe política está tão em baixa que agora há convite oficial para – acredite – cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço. É para a reforma do aeroporto de Balsas (MA).

Ponto Final

O PMDB voltará a ser MDB, o seu nome de batismo. Levante a mão aí o leitor que acha que alguma coisa mudará no partido.

Sair da versão mobile