O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado, publicou nas redes sociais, no domingo (15), um vídeo em que aparece distribuindo adesivos em referência ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Palácio do Planalto neste ano.
Na gravação, Machado cola o material na motocicleta de um apoiador. No adesivo, lê-se “Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”, ao lado de uma imagem do senador beijando a cabeça do ex-presidente.
Ao divulgar o vídeo, o ex-ministro escreveu: “Onde ando sempre me pedem adesivos de @flaviobolsonaro”. “Fizeram fila para adesivar. Enquanto Lula pula nos blocos, eu faço o meu trabalho de formiguinha”, afirmou em publicação na rede social X.
A publicação ocorreu na mesma noite em que a escola de samba Acadêmicos de Niterói levou à Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A apresentação provocou reação de parlamentares da oposição, que acusam a agremiação de promover campanha antecipada. A avaliação no grupo é de que a associação direta entre o desfile e a figura do presidente extrapola o caráter cultural do evento.
(Com O Estado de S.Paulo)
