Ícone do site Jornal O Sul

Ex-ministro Franklin Martins recebeu caixa 2 em dinheiro vivo por fazer campanha na Venezuela, diz marqueteira do PT

Nicolás Maduro tem a chance de consolidar seu poder antes de uma provável tentativa de reeleição em 2018. (Foto: Gustavo Salazar/Presidência da Venezuela)

O ex-ministro Franklin Martins recebeu caixa 2 em dinheiro vivo em 2012 por campanha na Venezuela, de acordo com a delação premiada da marqueteira do PT Monica Moura. Ela afirmou em delação premiada que o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pagou 11 milhões de dólares pela campanha do então presidente Hugo Chávez à reeleição, em 2012. Em valores atuais, a quantia equivale a aproximadamente 34,4 milhões de reais.

A delação diz que parte do dinheiro vivo recebido por Monica Moura era repassado a Mônica Monteiro, mulher de Franklin Martins. O pagamento ao ex-ministro, segundo a marqueteira, foi feito via caixa 2.

Importante frisar, que Franklin e sua equipe foram contratados pelo partido venezuelano, também sem contrato formal, igualmente sem vínculo com a Pólis. Nicolás Maduro era sempre muito desconfiado, não queria entregar dinheiro em espécie para mais de uma pessoa, pelo risco da negociação. Por isso, entregava todo valor a Monica Moura, que repassava para a mulher do Franklin Martins”, diz a delação.

Mônica Moura disse que Franklin cobrou entre 8 e 10 milhões de dólares, mas não sabe se ele recebeu todo o valor. “2,4 ou 2,5 milhões de dólares eu repassei em dinheiro para o Franklin, durante esse período que eu recebi esse dinheiro. A outra parte como ela recebeu, eu nunca perguntei”, afirmou.

Sair da versão mobile