Ícone do site Jornal O Sul

Ex-senador que estava em lista da Interpol é preso em Santa Catarina

Mário Calixto Filho foi preso em uma loja de vinhos em Balneário Camboriú. (Foto: Reprodução)

Foi preso na quarta-feira, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o empresário e ex-senador por Rondônia Mário Calixto Filho. Ele era foragido da polícia e tinha o nome incluído na lista de procurados pela Interpol (a polícia internacional).

Calixto Filho foi preso em uma ação conjunta da Polícia Federal e da agência de inteligência do 12° batalhão da Polícia Militar. Ele estava em uma loja de vinhos na Região Central da cidade.

De acordo com a Polícia Federal em Itajaí, Calixto Filho foi conduzido ainda na noite de quarta-feira para o Complexo Penitenciário de Canhanduba, em Itajaí.

Ele foi apontado pelo MP (Ministério Público) de Rondônia como líder de um esquema de empresas fantasmas usadas pelo jornal Estadão do Norte para fraudar contratos com órgãos públicos no Estado. O esquema foi revelado em maio pelo MP e a Polícia Civil. Quatro pessoas foram presas.

Assim que as empresas eram contratadas pelo poder público, quem executava o serviço era o Estadão do Norte. Quatro empresas laranjas participavam da associação criminosa, desde 2010, de acordo com a investigação.

Conforme explicou o MP, a dinâmica do esquema consistia em falsificar documentos públicos, fraudar licitações e praticar a falsidade ideológica. Isso porque as empresas estavam em nome de funcionários da prefeitura, eram sediadas em escritórios de contabilidade, e todos os empregados do jornal eram contratados pelas empresas laranjas. (AG)

Sair da versão mobile