Ícone do site Jornal O Sul

Exemplo em isolamento, a Nova Zelândia passou pela primeira vez desde março o seu primeiro dia sem novos casos de coronavírus

Várias restrições sociais permanecem em vigor, com milhões de neozelandeses ainda trabalhando e estudando em casa. (Foto: Marty Melville/AFP)

A Nova Zelândia anunciou nesta segunda-feira (4) que não registrou novos casos da Covid-19 pela primeira vez desde 16 de março. O pronunciamento das autoridades de saúde acontece menos de uma semana depois que o país da Oceania encerrou um bloqueio rigoroso na tentativa de conter a pandemia.

O diretor geral de saúde, Ashley Bloomfield, afirmou em entrevista coletiva que o resultado é motivo de comemoração, uma vez que o número de mortos relacionados ao novo coronavírus permaneceu em 20.

É simbólico do esforço que todos fizeram”, disse Bloomfield: “Este é o primeiro dia em que não tivemos novos casos e queremos continuar assim.”

Na terça-feira passada, a Nova Zelândia encerrou um bloqueio que fechou escritórios, escolas, shoppings, restaurantes, playgrounds e todas as outras áreas públicas por mais de um mês.

No entanto, várias restrições sociais permanecem em vigor, com milhões de neozelandeses ainda trabalhando e estudando em casa, embora tenha sido permitida a retomada de algumas atividades econômicas.

Bloomfield alertou que as pessoas devem continuar com as medidas de distanciamento social para garantir que a Covid-19 não retorne.

Claramente, esses são números encorajadores, mas podem ser apenas o reflexo de um momento”, disse Bloomfield: “O teste real será no final desta semana, quando consideramos o período de incubação do vírus e o tempo que leva para as pessoas exibirem sintomas, que geralmente são de cinco a seis dias após a exposição.”

O número total de casos confirmados no país é de 1.137, afirmou.

O ministro das Relações Exteriores, Winston Peters, apoiou nesta segunda-feira os pedidos de uma bolha trans-Tasman que permitiria a movimentação de pessoas entre a Nova Zelândia e a Austrália, dizendo que esse acordo poderia funcionar “seriamente bem”.

Até o momento, a Austrália escapou do grande número de vítimas de outros países, com cerca de 6,8 mil infecções e 95 mortes. O país teve 26 novos casos registrados de coronavírus na segunda-feira, incluindo um menino de sete anos, em três estados, no maior salto diário em duas semanas.

Uma equipe de rugby da Nova Zelândia recebeu sinal verde para voar para a Austrália e começar a treinar para um torneio enquanto passava 14 dias em quarentena.

As autoridades de ambos os países estão considerando todos os aspectos do conceito trans-Tasman e planejando como isso pode acontecer de maneira mais ampla”, explicou Peters. As informações são do jornal O Globo e da agência de notícias Reuters.

 

Sair da versão mobile