Ícone do site Jornal O Sul

Exército chinês vai trocar suas botas por causa do chulé dos soldados

Calçados eram usados pelas tropas chinesas desde a guerra civil do país em 1949. (Foto: Reprodução)

Os militares chineses declararam guerra contra as botas camufladas que causavam mau cheiro nos pés, além de joanetes e calos. Conhecidos como “sapatos da libertação”, os calçados eram usados pelas tropas chinesas desde a guerra civil do país em 1949. O site do Exército chinês informou que o sapato da libertação “passou no teste em anos revolucionários” – mas os novos causam menos odor. As tradicionais botas camufladas causam mau odor nos pés por causa da má ventilação do sapato.

Os sapatos substitutos são botas antibacterianas, antifungos e resistentes ao mau odor, o que, segundo Man Xiangdong, oficial que ajudou a projetá-los, deixa os militares chineses “menos vulneráveis ​​a doenças relacionadas aos pés”, além de oferecer um melhor suporte para o tornozelo dos soldados.

Alguns militares foram convidados a experimentar as novas botas e, segundo Li Zhixiang, um membro da polícia armada, já é possível notar a diferença. “Desde que nós começamos a usar as novas botas, o cheiro dos pés desapareceu completamente do nosso dormitório e os pés de nossos atletas melhoraram muito,” disse Zhixiang. “Os sapatos também estão na moda e combinam com roupas diferentes”, completou.

Os sapatos pretos, que os cientistas militares passaram dois anos desenvolvendo, serão lançados até setembro. A agência de notícias oficial da China, Xinhua, disse que o “sapato da libertação” continuaria a ser usado por tropas do Exército que participam de missões de paz no exterior, em países como o Sudão do Sul. (AE)

Sair da versão mobile