Ícone do site Jornal O Sul

Expectativa de vendas na Black Friday foi atingida pela metade dos lojista de Porto Alegre

Um sinal da apatia ocorreu na Black Friday, com uma frustração das vendas durante os dias de ofertas. (Foto: Agência Brasil)

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Sindilojas Porto Alegre aponta que a expectativa de faturamento para a Black Friday foi atingida por 50% dos lojistas da Capital. Apenas 5% não souberem responder, pois ainda não haviam fechado seus caixas sobre as vendas realizadas na data.

Ao comparar as vendas em 2023 com as do ano anterior, para 30% houve aumento nesta Black Friday. Outros 30% disseram que as vendas se mantiveram iguais às do ano passado, e 25% citaram uma leve queda.

Novamente, o próprio dia D, a sexta-feira da Black Friday, desponta na frente como o data de maior movimento. Com 86,5% das citações, ficou bem à frente da segunda colocada, a quinta-feira, dia 23 (10,8%). Esses números correspondem aos entrevistados que afirmaram ter realizado a Black Week (37%).

Sobre as lojas que fizeram a Black Friday, as vendas que contemplam tanto o espaço físico quanto o on-line lideram a pesquisa. Cerca de 60% dos lojistas disseram ter vendido dessa forma. Vendas apenas no espaço físico ficaram com 39%, e apenas no on-line, com cerca de 2%.

Os canais digitais mais usados na hora da venda, segundo a pesquisa, foram: site da loja (54,1%), WhatsApp (34,4%), Instagram (9,8%) e Facebook (1,6%). As principais formas de pagamento utilizadas no on-line são os links, com 62,3%, seguidos por Pix à vista, com 27,9%, e cartão de crédito, com 9,8%.

As promoções da Back Friday começaram a aparecer nas vitrines no dia 20 para cerca de 70% dos lojistas. Em seguida, mas bem atrás na porcentagem (10,8%), as promoções apareceram no fim de semana anterior ao Dia da Black (18 e 19) e na primeira quinzena de novembro.

O perfil dos entrevistados mostra que 58% deles têm lojas em shopping, 41% tem a rua como localização e 1% em centro comercial. O levantamento indicou ainda que os produtos mais vendidos no comércio de Porto Alegre, por segmento, foram:

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos:

Celulares: 46,6%

Fogões: 26,7%

Geladeiras: 23,3%

Vestuário:

Camisetas: 27,3%

Camisas: 22,7%

Lingeries: 18,2%

Móveis:

Sofás: 55,6%

Mesas: 50,0%

Cadeiras: 27,8%

Nesta edição, o tíquete médio das vendas ficou em R$ 1.232. “Entendemos que as vendas aconteceram, talvez não no valor desejado, mas o comércio esteve movimentado nos dias da Black. Os 50% que indicaram terem atingido a sua expectativa de faturamento, trazem um alívio e um apontamento de que o Natal seja mais forte para o comércio varejista de Porto Alegre. É isso que esperamos e achamos plausível a possibilidade”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.

Sair da versão mobile