Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de janeiro de 2017
Ao menos 43 pessoas morreram neste sábado (7) na explosão de um carro-bomba em Azaz, cidade controlada pelos rebeldes no Norte da Síria, na fronteira com a Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). De acordo com a agência Reuters, o ataque foi realizado com um caminhão-tanque.
A explosão, que aconteceu diante do tribunal da cidade, que faz parte da província de Aleppo, deixou dezenas de feridos, acrescentou o OSDH. As vítimas são, em sua maioria, civis, mas ao menos seis rebeldes também foram mortos.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou o ataque, mas, sem citar fontes, a emissora turca Dogan informou que o carro-bomba foi plantado pelo Estado Islâmico. O número total de vítimas ainda é incerto. A agência de notícias estatal turca Anadolu afirma que mais de 60 pessoas morreram.
A cidade é controlada pelo grupo rebelde Exército Livre da Síria, que recebe apoio do governo turco para lutar contra o governo de Bashar al-Assad, contudo também combate o Estado Islâmico na fronteira com a Turquia. Por esse motivo, Azaz tem sido alvo constante de ofensivas do EI, que tenta conquistar o controle da região. O último ataque, em 17 de novembro, foi contra a sede do grupo rebelde Nuredin Zinki, que deixou 25 mortos, segundo a organização. (AG)